sábado, 15 de fevereiro de 2020

MATEMÁTICA- 5 E 6° ANOS- CONTEÚDO 2- SISTEMA DE NUMERAÇÃO

Sistema de numeração
1- Flávio descobriu que o maior quebra-cabeça do mundo está na Alemanha e tem 1 141 800 peças.


A) Esse número é maior ou menor que 103 743Maior
B) Esse número representa:
(  ) Medida
(X) Quantidade
(  ) Ordem
(  ) Código
 Veja como organizamos o número no quadro de ordens e classe:

                                  1           1              4         1              8         0            0
Explicação

Lê-se um milhão, cento e quarenta e um mil e oitocentos.
C) Em quantas classes e ordens esse número está organizado?
Três classes e sete ordens

2- Na Holanda, há mais bicicletas que pessoas. São aproximadamente 18 milhões.

                 1      8       0       0      0      0       0      0       

A) Qual o valor posicional do algarismo 1 nesse número? 10,000,000
B) Desse resultado se subtrairmos 1 desse número qual será o resultado? 17.999.999
C) Qual o sucessor de 10 000 000? 10.000.001


A Origem do brinquedo Lego  
Tudo começou em 1932 quando um humilde carpinteiro dinamarquês, de nome Ole Kirk Christiansen, começou a fabricar carrinhos de madeira artesanais para o seu filho brincar, acabando por se transformar numa empresa de brinquedos. Certa vez, para construírem uma réplica do Tal Mahal, foram usadas 5.992 peças. No mundo, 31 bilhões dessas peças são fabricadas todo ano. Isso seria equivalente a dar 5 voltas ao redor da terra, se colocássemos uma peça ao lado da outra.
3- De acordo com o texto:
A) Que número  não indicam quantidade? 1932
B) Que números representam quantidade? 5- 5.992- 31.000.000.000
 4- Quanto falta para completar 1 milhão?
A) 800 mil: 200 mil                    
B) 200 mil: 800 mil
C)  350.000: 650.000
D) 2.0000: 998,000
E) 1: 999.999
5) Um feirante levou dois centos de laranjas para vender na feira, dessas, vendeu
um cento, quatro dezenas e oito unidades. O número de laranjas que sobrou foi:

a) 48
b) 52 X
c) 148
d) 152

6) Em uma cidade, o número de carros é formado por seis milhares, mais sete centenas,
mais oito dezenas e mais seis unidades que são iguais a:

a) 6786 X
b) 6876
c) 7686
d) 8766

7) O homem antigo inventou um instrumento para contar e fazer cálculos chamado
ábaco. Dentre vários tipos de ábaco, um deles é composto de hastes verticais em que são
encaixados pequenos anéis. O valor de cada anel muda de acordo com a posição da
haste na qual será colocado. A haste na 1ª posição à direita representa a casa das
unidades; na 2ª, a das dezenas; na 3ª, a das centenas, e assim por diante.


O número representado no ábaco da figura anterior é:

a) 42648.X
b) 46482.
c) 84624.
d) 86424.



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FONTES DE PESQUISA:
https://escolakids.uol.com.br/matematica/conhecendo-a-ordem-dos-numeros.htm

http://maniadecalcular.blogspot.com/2015/10/atividade-de-matematica-5-ano-numeros-e.html

Livro de matemática interagir e crescer  5° ANO Páginas de 8 a 10

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