Sistema
de numeração
1- Flávio
descobriu que o maior quebra-cabeça do mundo está na Alemanha e tem 1 141 800
peças.
A) Esse
número é maior ou menor que 103 743? Maior
B) Esse
número representa:
( ) Medida
(X)
Quantidade
( ) Ordem
( ) Código
Veja como
organizamos o número no quadro de ordens e classe:
1 1 4 1 8 0 0
Explicação
Lê-se
um milhão, cento e quarenta e um mil e oitocentos.
C) Em quantas classes e ordens
esse número está organizado?
Três classes e sete ordens
2- Na Holanda, há mais
bicicletas que pessoas. São aproximadamente 18 milhões.
1 8 0 0 0 0 0 0
A) Qual
o valor posicional do algarismo 1 nesse número? 10,000,000
B) Desse resultado se subtrairmos
1 desse número qual será o resultado? 17.999.999
C) Qual o sucessor de 10 000 000? 10.000.001
A Origem do brinquedo Lego
Tudo começou em 1932 quando um
humilde carpinteiro dinamarquês, de nome Ole Kirk Christiansen, começou a
fabricar carrinhos de madeira artesanais para o seu filho brincar, acabando por
se transformar numa empresa de brinquedos. Certa vez, para construírem uma
réplica do Tal Mahal, foram usadas 5.992 peças. No mundo, 31 bilhões dessas
peças são fabricadas todo ano. Isso seria equivalente a dar 5 voltas ao redor
da terra, se colocássemos uma peça ao lado da outra.
3-
De
acordo com o texto:
A)
Que
número não indicam quantidade? 1932
B)
Que
números representam quantidade? 5- 5.992- 31.000.000.000
4- Quanto
falta para completar 1 milhão?
A) 800 mil: 200 mil
B) 200 mil: 800 mil
C) 350.000: 650.000
D) 2.0000: 998,000
E) 1: 999.999
5) Um feirante
levou dois centos de laranjas para vender na feira, dessas, vendeu
um cento, quatro dezenas e oito unidades. O número de laranjas que sobrou foi:
a) 48
b) 52 X
c) 148
d) 152
6) Em uma cidade, o número de carros é formado por seis milhares, mais sete centenas,
mais oito dezenas e mais seis unidades que são iguais a:
a) 6786 X
b) 6876
c) 7686
d) 8766
7) O homem antigo inventou um instrumento para contar e fazer cálculos chamado
ábaco. Dentre vários tipos de ábaco, um deles é composto de hastes verticais em que são
encaixados pequenos anéis. O valor de cada anel muda de acordo com a posição da
haste na qual será colocado. A haste na 1ª posição à direita representa a casa das
unidades; na 2ª, a das dezenas; na 3ª, a das centenas, e assim por diante.
um cento, quatro dezenas e oito unidades. O número de laranjas que sobrou foi:
a) 48
b) 52 X
c) 148
d) 152
6) Em uma cidade, o número de carros é formado por seis milhares, mais sete centenas,
mais oito dezenas e mais seis unidades que são iguais a:
a) 6786 X
b) 6876
c) 7686
d) 8766
7) O homem antigo inventou um instrumento para contar e fazer cálculos chamado
ábaco. Dentre vários tipos de ábaco, um deles é composto de hastes verticais em que são
encaixados pequenos anéis. O valor de cada anel muda de acordo com a posição da
haste na qual será colocado. A haste na 1ª posição à direita representa a casa das
unidades; na 2ª, a das dezenas; na 3ª, a das centenas, e assim por diante.
O número representado no ábaco da figura anterior é:
a) 42648.X
b) 46482.
c) 84624.
d) 86424.
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FONTES DE PESQUISA:
https://escolakids.uol.com.br/matematica/conhecendo-a-ordem-dos-numeros.htm
http://maniadecalcular.blogspot.com/2015/10/atividade-de-matematica-5-ano-numeros-e.html
Livro de matemática interagir e crescer 5° ANO Páginas de 8 a 10
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